O termo inteligência artificial tem sido cada vez mais comum nas reuniões de projetos de tecnologia. O que gera dúvidas sempre é como essa inteligência pode ser aplicada à aplicações web, sites e aplicativos. Parece algo muito complexo, mas na verdade é muito simples!

Basta se colocar no lugar do usuário para pensar o que seria o mais fácil e lógico para ele para ele? Um exemplo é a Inteligência Artificial presente no Decoradornet. Quando um decorador vai colocar um objeto na planta decorada do cliente, ele precisa selecionar móveis e outros itens de decoração de uma biblioteca infinita, literalmente. 


Inteligência artificial permitiu escolher, de forma automática, os itens de decoração que mais combinam com o estilo de vida do cliente, baseado em seu comportamento dentro do site, como a forma como escolhe as imagens por exemplo. 

Todo o processo foi desenhado para que cliente, decorador e lojas façam desde o cadastro o MATCH entre perfis, numa mistura de TINDER™ com o UBER™, mas aplicado ao mercado de decoração de ambientes.

 
Screen Shot 2018-02-06 at 17.35.13.png

Isso é o que você vê

A tela da esquerda é a planta do projeto de decoração. A tela da direita são os móveis mais indicados com base na inteligência artificial, fazendo um MATCH entre os estilos de decoração do cliente, decorador e loja de móveis.

inteligencia-artificial-server-side.jpg

Isso é o que você não vê

O sistema de back-end (serverside) da aplicação faz mais de 200 consultas de relacionamentos entre os personagens do sistema para permitir que aconteça a mágica do móvel ideal sugerido.

 

Quando e como fazer?

O importante é fazer isso na etapa de protótipo (wireframe), definição de escopo de projeto e contar com uma equipe que tenha fluência tecnologica desde o início do projeto. Não adianta inventar tudo isso quando a tela já está desenhada. Seria o mesmo que querer transformar uma casa de campo de madeira em um sobrado de 3 andares. Pode até ser possível mas ao longo do tempo, a estrutura terá problemas de sustentação.

Conheça nossos serviços e saiba como nossa metodologia de trabalho pode ajudar você nas definições de inteligência artificial para o seu negócio.