Viewing entries in
DESIGN

Estudo: UX Ideal para uma carteira de Cripto Moedas

Estudo: UX Ideal para uma carteira de Cripto Moedas

neotix_criptomoeda_app.jpg

Aqui na Neotix adoramos desafios. E dessa vez nos desafiamos a criar um aplicativo para uma carteira de Cripto Moeda para uma administradora de valores. Fizemos antes um benchmark no mercado, para conhecer um pouco mais dos aplicativos que existem atualmente. Todos eles tem as funcionalidades necessárias para o usuário, mas com uma experiência de usuário que deixa a desejar. Muitos botões, muitas cores, tudo muito confuso.

Então, em nosso estudo interno, fizemos a seleção ideal de cores, elementos mais importantes e funcionalidades essenciais que alguém que usa as Cripto Moeadas precisa.

E aí? Gostou do estudo? Mande uma mensagem pra gente ;)

Quais são as entregas de um trabalho de User Experience?

Quais são as entregas de um trabalho de User Experience?

Diferente do que muita gente pensa, o trabalho de UX não entrega apenas layouts, telas mais bonitas ou um aplicativo novo. É um estudo muito mais profundo que foca em envolver todos os personagens do trabalho na experiência à ser desenvolvida. Veja o que faz parte da entrega de um trabalho de UX aqui na Neotix

  • Wireframe estático - Traz as definições de blocos e hierarquia de informações de uma jornada de usuário.
     
  • Protótipo navegável - Simulação da jornada do usuário e detalhamento das funcionalidades.
     
  • Fluxograma detalhado - Organização das informações e interações necessárias no projeto.
  • Documentação técnica - Informações sobre sistemas e outras regras importantes para a experiência do usuário, como tempo de carregamento, forma de executar filtros, etc.
     
  • Análise da navegação de protótipo - Uma vez criado, instalamos sistemas de tracking de movimento de mouse para detectar possíveis problemas de navegação antes que o produto final seja lançado.

Qual a diferença entre os termos UI e UX?

Qual a diferença entre os termos UI e UX?

ui.jpg

Com a evolução das tecnologias, empresas voltaram seus investimentos na evolução do digital, criando soluções como sites, aplicativos, softwares, etc. 

Tudo Isso com o intuito de estreitar o relacionamento entre as marcas e os consumidores, melhorar o dia a dias das pessoas que trabalham com um software ou apresentar uma experiência diferente de algo que já existe.

Assim surgiu o trabalho de “UI” (“User Interface”), que é responsável pela parte criativa e visual de um projeto, por onde o usuário interage com uma determinada aplicação ou um produto físico.

É um estudo feito para levar o usuário à uma navegação fácil, rápida e positiva entre as telas, isso é feito trabalhando todos os elementos da interface que levem o usuário a essa interação, pode ser um botão, um menu ou até mesmo um video.


O “UI” é um dos passos do projeto de “UX” (“User Experience”). 

O trabalho  de “UX” é essencial, identificando como melhorar a experiência do usuário e, depois desse trabalho, fica muito mais fácil para o profissional de “UI” desenvolver o projeto.

No caso do digital, enquanto o “UX” se preocupa para que toda a jornada do usuário seja boa dentro de um projeto, o “UI” cria o visual e as interações na interface para proporcionar isso.

 

Trabalhando dessa forma, a aparência visual das telas será uma consequência natural, que atrelada a uma boa experiência do usuário trará sucesso ao seu projeto. 

A usabilidade deve estar em primeiro lugar, um dos focos principais do “UX”. Desenvolver interface sem aplicar seus conceitos costuma gerar problemas de navegação que acabam impactando na refação no projeto.