Navegue pela história de São Paulo, ganhe pontos e troque por bolsas de estudos e muito mais! Essa é a proposta corajosa do projeto PROACOINS do instituto PROA. Uma forma cativante de aproximar alunos do ensino público ao conhecimento e também à novas oportunidades de estudo/carreira.

O aplicativo desenvolvido, é um game que demanda ao participante interações físicas e digitais, visitando locais ricos em cultura e respondendo perguntas que, quando certas, geram pontos que podem ser trocados por bolsas completas de estudos para universidades, intercâmbios, cursos de inglês, além de ingressos de cinema e descontos em aplicativos online.

O Desafio

Esse app cultural voltado para o público jovem, apesar de inovador e relevante, esbarrou em algumas barreiras depois de seu rollout:

"Atualmente estamos encontrando alguns problemas de retenção e, por isso, gostaríamos de uma empresa para nos ajudar a entender o que tem acontecido dentro do app e quais mudanças podemos realizar para entregar uma experiência mais satisfatória aos nossos usuários.", diz Jéssica Fradique, responsável pelo App PROACOINS.

Essa era a preocupação do instituto, que chegou até a Neotix, quando procurou por especialistas em usabilidade no Google. Nós nos apaixonamos imediatamente pelo projeto e vendo o potencial e a dimensão do bem que ele pode gerar num país onde a educação é tratada sem prioridade, decidimos entrar de cabeça e criar insights de UX para resolver essa questão.

“Era necessária uma revisão urgente na navegação do aplicativo. Seus propósitos, seus benefícios e a maneira de interação estavam complexas demais. Estavam pensados para usuários que já sabiam da existência do instituto. Assim, para novos usuários, era difícil manter o interesse quando a entrega final parecia tão distante e os desafios, muito longos.", revela Anderson Mancini, sócio-fundador da Neotix e nosso Guru de UX.

A Solução

Seguindo essa linha de pensamento, começamos a desenvolver um protótipo navegável para demonstrar que com pequenas alterações na navegação, layout e caminho do usuário, podemos extrair ouro dessa mina que já é, por natureza, absolutamente rica.

Partindo da máxima "Menos é mais" o redesenho da interface facilita a navegação, transforma processos antes confusos em caminhos altamente intuitivos e reduz o "barulho visual" que por vezes compromete a usabilidade do app, gerando frustração, que por consequência aumenta o churn e cria uma barreira de entrada para novos usuários.

O Resultado

Todo esse trabalho, tem como expectativa reter entre 20% e 45% mais usuários, além de aumentar o engajamento imediato com os novos alunos.

É esse tipo de ação que mantém a Neotix alinhada não só com as tecnologias de ponta, mas também com causas importantes que permeiam o mundo da tecnologia que prioriza a experiência do usuário.

Obs: A Neotix não cobrou qualquer valor pelo trabalho de UX nesse projeto. É a nossa contribuição, mesmo que pequena, para ajudar quem está focado em fazer do mundo um lugar melhor 💓.

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