Seguindo a filosofia das startups mais dinâmicas do mundo "Release early, release often", algo como "Lance cedo, lance frequentemente" em uma tradução livre, após 4 meses do lançamento, o Apto.vc criou o motor de busca de imóveis mais rápido do Brasil.

Desde que foi ao ar o portal imobiliário já era tecnicamente muito avançado. Projetado para atender a nova geração de consumidores, o site foi desenhado mobile first, responsável por funcionar em todas as plataformas (desktop e mobile) oferecendo uma experiência única.

Após significativo upgrade de servidor, o Apto.vc, em parceria com a Neotix Agência Interativa , pôde focar no desenvolvimento de um motor de busca que apresenta os resultados imediatamente, sem reloading, em qualquer dispositivo.

"Nossa preocupação com a experiência do usuário é enorme. Somos um portal imobiliário super visual, com conteúdo rico, mas isso não pode e nem deve impactar a velocidade. Cada segundo importa", comenta Alex Frachetta, Fundador do Apto.vc.

“Conseguimos zerar o tempo de espera, mas, lógico, não foi fácil. Isso é resultado de 5 meses de muito trabalho”.
— Anderson Mancini

Com o desenvolvimento do motor de busca do Apto.vc em AJAX, toda a lógica de processamento de dados é feita no desktop. Quando o usuário faz uma nova busca, quem trata essas informações é o motor de busca em segundo plano, o que não gera um reload da pagina. O tratamento dos dados, seu formato e exibição fica toda por conta do motor de busca que foi carregado inicialmente quando o usuário acessou a página.

Nossa busca instantânea

Para que a busca possa apresentar resultados de forma instantânea, foi utilizado desenvolvimento AJAX, responsável por carregar e renderizar a página, utilizando recursos do motor de busca pelo lado do usuário, ao mesmo tempo que busca e carrega dados em background. Por isso não é necessário nenhum reload de página. Em uma aplicação Web clássica o navegador tem que ir buscar os dados no servidor, cuja velocidade de retorno pode variar bastante, dependendo da qualidade do servidor. Nesse modelo, a resposta nunca é instantânea.

Anderson Mancini, Fundador da Neotix Agência Interativa, que desenvolveu o portal junto com o Apto.vc desde o wireframe, comemora os resultados obtidos.

Além de melhorar a experiência do usuário no Apto.vc, o time de desenvolvimento espera diminuir consideravelmente a taxa de abandono, principalmente quando os usuários estiverem em conexões limitadas, como 3G e Edge.

Comment